Pérolas humanas

- Filosofia -

Certamente para dificultar a ação dos brutos, a Natureza procura preservar seus prodígios através da reação defensiva, ou pela sutileza da aparência simplória.

Na primeira forma temos os espinhos da roseira protegendo a rosa. Na segunda, disfarces em profusão: o diamante em sua condição natural è uma pedra opaca, de superfície irregular, e que nada revela das maravilhas de sua translucidez, luminosidade, transparência e brilho. A pérola se oculta no recôndito esconderijo das entranhas de uma pobre ostra estacionária e de aparência repulsiva.

Enquanto a rosa, protegida dos predadores suscita o romantismo contemplativo; as maravilhas do diamante só afloram através do gênio empreendedor do homem; e a pérola precisa libertar-se da ostra; há também as "pérolas" humanas que, disfarçadas na aparência singela, carecem de reconhecimento sutil para revelar sua doçura, até para si mesmas.

Conhecer pessoas, é assim como garimpar pedras preciosas. A gente junta as pedras, para das pedras a Pedra separar. E a gratificação não vem da posse, mas da descoberta. 

15 comentários:

  1. Quanta sensibilidade, mestre! O brilho da alma é raro e valiosíssimo, nem todos conseguem cultivar pq demanda esforço íntimo na busca da melhoria moral, emocional, humana... Ser educado, genti e doce com o próximo, independente de quem seja, está em vc! Saudades.

    ResponderExcluir
  2. E muitos,juntam as pedras,e na hora "H",
    "A PEDRA",não conseguem separar.

    ResponderExcluir
  3. E ainda tem aquele,das pedras,"A PEDRA"a separa.
    Inicia-se a lapidação."A PEDRA" reluz.
    No entanto,seu brilho intenso,ofusca a visão não
    preparada do lapidário,o que ele faz:atira-a fora.
    E nova garimpagem...
    Filósofo: Por quê?

    ResponderExcluir
  4. Estimado amigo, visto que como sabes convivi,eu e meus irmãos com uma pedra de grande valor, mas que só mostrou-se no final. Por isso creio no ser transformado pela razão do entendimento que há em Cristo Jesus. As "pedras estão em toda parte cabe a nós encontra-las [conhece-las] e compartilhar do melhor. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo, você diz tudo quando se refere a gratificação,quanto a separação das pedras, ela não é posse e sim uma descoberta e quando isso acontece, ela jamais, deixará de estar e se sentir útil, feliz e enfim, agradecida com quem a reconheceu.
    Te agradeço por me considerar "uma peróla" você também o é, para mim.
    Receba meu abraço, muito carinhoso e cheio de respeito.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ser uma "Pérola Humana" é ter a proteção divina em nossas vidas! A criação de Deus é perfeita em todos os aspectos, ele teve o cuidado de criar-nos a sua semelhança. E voce meu "Querido" é a prova em vida que os homens podem ser lapidados, e vermos a sua essência através de sua filosofia de vida. Voce é pura essência .... Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. >Sem noção!!!!!!!!
    >Num blog desta estirpe,
    >com postagens filosóficas,
    >magníficas.
    >É lamentável ler comentários
    >desse nível.
    >Meus sentimentos Mestre/Filósofo.

    ResponderExcluir
  10. >Pelo que vejo,minha postagem acima,de ontem,surtiu efeito.
    >O administrador teve o bom senso de remover o tal comentário.
    >Assim,a imagem do blog,do Mestre/Filósofo não é denegrida.
    >Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Adorei este texto Amorim, saber reconhecer uma pérola é enxergar com os olhos da alma, para que o olhar humano seja realmente divino somente assim conseguiremos sentir o permufe de lindas rosas que não por acaso entram em nossas vidas, estas pérolas são amantes do amor a espera do humano que possa ser capaz de reconhecê-las.

    E não são poucas as pessoas que não sabem reconhecer as pérolas que já encontraram pelo caminho e as que estão bem ao seu lado, e sabe por que? Simplemente porque não aprenderam a ser humanas.

    Grande abraço de quem o admira meu amigo.

    Marília Chagas.(Paraíba).

    ResponderExcluir
  13. Lindo texto amei. obrigada Mestre Amorim. Sandra Alves. Portugal

    ResponderExcluir
  14. Garimpando pérolas, sempre encontraremos as reconhecidas pérolas.
    Isso vem acontecendo de acordo com o sentimento e percepção de cada um, a beleza " está nos olhos de quem vê" , contempla e admira o ser humano primando por crescimento e evoluçao. Abraços, querido amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, seu comentário. Interpretativo e elucidativo.
      Parabens para você, que está sempre muito bem "ligada".

      Excluir

Páginas