A exuberante floresta amazônica

- Ecologia -

Saint Exupéry foi piloto de aeronave e escritor.

Em seu livro “Terra dos Homens”, Exupéry descreve as aventuras vividas em consequência da queda de seu pequeno avião nas inóspitas areias do Sahara.

Faminto e sem provisões, enquanto aguarda a equipe de socorro, ele improvisa toscas armadilhas junto à pequenas tocas encontradas na areia. Pela manhã, vai inspecionar as armadilhas e constata que nada pegou; mas observa, nitidamente impresso na areia, o rastro de um animal, indicando ter saído da toca e seguido em busca de alimento.

Não resistindo à curiosidade, Exupéry segue o rastro e verifica tratar-se de um fénech (pequena raposa do deserto) e nos descreve: “segui o rastro do animalzinho até chegar ao guarda comida das raposas. De cem em cem metros, encontra-se na areia um minúsculo arbusto seco, de um palmo de altura: seus ramos estão carregados de pequeninos caracóis dourados. O fénech, pela madrugada, procura essas provisões. Mas eu esbarro, aqui, em um grande mistério da natureza. É que o fénech não se detém em todos os arbustos. Há alguns, carregados de caracóis, que ele desprezou; entretanto andou rodando à sua volta com uma visível circunspeção. Há alguns que ele abordou, mas sem devastar. Tirou dois ou três caracóis, depois mudou de restaurante”.

É que, se saciasse a fome com o que encontrasse no primeiro arbusto, em duas ou três refeições, o despojaria de sua carga viva. E assim, de arbusto em arbusto, ele impediria a procriação dos caracóis. Mas o fénech tem cuidado: respeita a lei da reprodução. Não somente procura para uma só refeição, centenas de arbustos, como também nunca deixa menos de dois caracóis no mesmo galho.

Tudo se passa como se tivesse perfeita consciência do risco que poderia ocorrer. Se não tomasse precaução, não haveria mais caracóis. Não havendo mais caracóis, não haveria mais fénech.

Mas, enquanto Exupéry nos fala do fénech, é o bom senso que nos faz pensar na triste história de outra “raposa” que vivia num grande planeta, habitado pela mais profusa variedade de animais e plantas. Cada espécie procurou adaptar-se às condições do seu meio ambiente e seguindo instintivamente as leis da natureza, preservar seu habitat. Havia porém na imensa variedade de animais, uma espécie que, pelo fato de ter adquirido a faculdade de pensar, conquistou a liderança sobre todas as outras. Não satisfeito em dominar os animais, nosso herói assumiu o propósito de exercer seu domínio sobre toda natureza.

De fato, o animalzinho pensante desenvolveu um conhecimento específico  que chamou de ciência, com quem “casou-se” em caráter inseparável, e de quem teve uma filha chamada tecnologia, à qual aqui chamaremos de Tec.

A fillha da ciência era muito caprichosa e exigia de seu pai, (o animal pensante) o atendimento de todos os seus caprichos. Tec não parava de ampliar seu universo de invenções, tão variadas como se possa imaginar; desde as mais subjetivamente úteis, às mais rigorosamente supérfluas. Para conseguir a matéria-prima necessária ao atendimento dos caprichos de sua filha Tec, o líder dos animais teve que submeter a natureza a imenso projeto de exploração de suas reservas.

Os elementos arrancados às entranhas do planeta, eram processados nos complexos industriais, e seus resíduos emanavam para o ar ou fluíam para os rios e mares, promovendo a poluição. Enquanto as indústrias consumiam os elementos da natureza (minerais e vegetais) para alimentar seus imensos fornos, produziam máquinas, aparelhos e equipamentos, que por sua vez também poluíam, enquanto consumiam vorazmente as reservas naturais.

O processo de devastação prosseguiu tão irreversível que eclodiu numa síndrome, cuja remanescência é representada por algumas “velhas raposas” bípedes chamadas homem, que sobrevivem a terrível adversidade de um deserto existente numa parte do pobre planeta, e que outrora se chamava: a exuberante floresta amazônica.

2 comentários:

  1. Visando o "ter" e não o "ser".O saber de
    "fénech" é ignorado.O "animalzinho pensante",pai
    irresponsável que é;vai saciando a fome,cada vez
    mais voraz de sua amada filha.Até quê:velho,
    cansado,exaurido,vê-se derrotado por Tec....
    De duas uma:Desenvolva enquanto há tempo,a cons-ciência ecológica.Ou:provavelmente entrará em vigor a rigorosa lei "TUDO" ou "NADA".

    ResponderExcluir
  2. ERRATA: desenvolver
    consciência

    ResponderExcluir

Páginas